Postagem original em espanhol. Traduzido por inteligência artificial para obter uma maior difusão. Por favor, se notar erros, entre em contato conosco em inglês ou espanhol. Obrigado por sua compreensão.
A produção vocal, tanto falada quanto cantada, é o resultado do funcionamento e da coordenação corretos de sistemas muito complexos. Como sempre, o cérebro é o órgão que inicia e mantém todo o processo. A produção da voz envolve aspectos cognitivos e motores que correspondem a diferentes áreas do cérebro. Depois que o cérebro organiza as informações vocais de um ponto de vista cognitivo, ele envia os comandos motores correspondentes para produzir o som vocal. Em seguida, ele recebe informações somáticas que lhe dizem se tudo está correto ou se há aspectos que precisam ser modificados. Os comandos motores são recebidos primeiro pelo sistema respiratório, que é responsável por fornecer e regular o sopro de ar que será usado para fazer as pregas vocais vibrarem. O som resultante é então modificado pelos órgãos de articulação.
Em outras palavras, os principais sistemas que produzem a voz são os sistemas nervoso, respiratório, fonatório e articulatório. A voz não é produzida ou é produzida com dificuldade se houver problemas nas áreas do cérebro relacionadas à produção vocal, se houver alterações anatômicas, se o sistema musculoesquelético não tiver tônus muscular suficiente, se os aspectos biomecânicos não estiverem bem coordenados ou se os processos fisiológicos envolvidos não funcionarem de maneira ideal.
Pouco a pouco, analisaremos de forma ordenada cada um dos sistemas e aspectos que intervêm na produção da voz. Normalmente, são informações que não têm segredos para os profissionais da área médica e de reabilitação, mas também podem ser de interesse para outros profissionais que também trabalham com a voz, como foneticistas ou professores de voz artística falada e cantada. Esperamos que os verbetes desta seção sejam úteis independentemente do seu nível de conhecimento e que sejam úteis tanto para aqueles que querem se iniciar nos mistérios de como a voz funciona quanto para aqueles que querem se aprofundar e aprender sobre as últimas descobertas nesse campo.
Para saber mais…
Patologia de la voz (2013). I. Cobeta, F. Núñez e S. Fernández (eds.). Barcelona: Marge Medica Books.
Publicado por Pilar Lirio, agosto de 2023.
OpenEdition le sugiere que cite este post de la siguiente manera:
Pilar Lirio (5 de septiembre de 2023). Bases anatômicas, fisiológicas, neurológicas e biomecânicas da voz falada e cantada: introdução. Sottovoce. Recuperado 12 de octubre de 2024 de https://doi.org/10.58079/uhqi